Introduction

THE GRADUATE PROGRAM

 

The Graduate Program in Public Health at the Federal University of Rio Grande, Master’s Degree, aims to qualify human resources by training professionals in Public Health to the following purposes:

 

1) Identifying problems that affect the health and well-being of populations;

2) Carrying out original and innovative research projects that allow the advance of scientific knowledge;

3) Defining, establishing and managing public programs and policies that promote scientific development in the field of public health, and that contribute to a better quality of life for the populations.

 

AREA OF CONCENTRATION

- Epidemiology

LINES OF RESEARCH

- Evaluation of health services and programs

- Behavior and health of adults and the elderly

- Maternal, child and adolescent health

DISSERTAÇÃO - ANDRÉ DE AZEVEDO DOS SANTOS

VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES AUTORREFERIDAS DE CÁRIE DENTÁRIA: UM ESTUDO COM IDOSOS NA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS.

Autor: André de Azevedo dos Santos
Currículo Lattes

RESUMO:

Objetivo: Comparar as informações autorreferidas dos componentes do Índice CPOD (cariados, perdidos e obturados) com as obtidas em exames epidemiológicos de saúde bucal (padrão-ouro) em idosos, com 60 anos ou mais, pertencentes a uma coorte de saúde da área rural de um município do sul do Brasil.
População alvo: Idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, pertencentes a uma coorte de saúde da área rural do município de Rio Grande/RS.
Delineamento: Estudo transversal aninhado a uma coorte de saúde.
Desfecho: Cárie dentária avaliado pelo exame de saúde bucal realizado por dentistas calibrados conforme os critérios propostos para levantamentos epidemiológicos da OMS e autorreferida pelos idosos.
Processo amostral: Foram avaliados 230 indivíduos considerando a prevalência do desfecho (85%), sensibilidade (90%) e especificidade de (90%) com (10%) de erro. Os idosos que participaram da amostra de saúde bucal foram aqueles visitados em dias pré-determinados durante a coleta dos dados.
Análise dos dados: As análises estatísticas foram realizadas usando o STATA 14.0. Foi feito o cálculo das frequências absolutas e relativas com Intervalo de confiança de 95% sobre as informações da coorte e da subamostra de saúde bucal. Após foram calculadas as prevalências de cárie dentária autorreferida e dos exames de saúde bucal, sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos e negativos, viés absoluto e relativo.

Resultados: A prevalência de cárie dentária autorreferida subestimou em 43,5% aquela obtida pelo exame de saúde bucal. Dos componentes do CPOD, a maior média foi para o componente perdido, tanto no exame de saúde bucal 26,77 [(IC95% 25,82; 27,73)] quanto nas informações autorreferidas [17,85 (IC95% 16,78; 19,91)]. O maior valor de sensibilidade (68,8%; IC95% 69,0-76,6) e especificidade (100,0%; IC 95% 63,1-100,0) foram observados para o componente perdido, o menor valor de sensibilidade para o cariado (45,8%; IC95% 31,4-60,8), e o menor valor de especificidade para o obturado (78,0%; IC95% 69,7-85,0).
Conclusões: As informações autorreferidas de cárie dentária subestimaram as infomaçoes obtidas por meio dos exames de saúde bucal (padrão-ouro). O componente perdido do índice CPOD apresentou a maior especificidade e sensibilidade.