Introduction

THE GRADUATE PROGRAM

 

The Graduate Program in Public Health at the Federal University of Rio Grande, Master’s Degree, aims to qualify human resources by training professionals in Public Health to the following purposes:

 

1) Identifying problems that affect the health and well-being of populations;

2) Carrying out original and innovative research projects that allow the advance of scientific knowledge;

3) Defining, establishing and managing public programs and policies that promote scientific development in the field of public health, and that contribute to a better quality of life for the populations.

 

AREA OF CONCENTRATION

- Epidemiology

LINES OF RESEARCH

- Evaluation of health services and programs

- Behavior and health of adults and the elderly

- Maternal, child and adolescent health

DISSERTAÇÃO - JAYNE SANTOS LEITE

BARREIRAS PERCEBIDAS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO SUL DO BRASIL

Autor: Jayne Santos Leite
Currículo Lattes

RESUMO:

Objetivo: investigar as barreiras percebidas à prática de atividade física (AF) entre escolares do ensino médio de uma instituição federal sul do Brasil.
População alvo: estudantes do ensino médio de um instituto federal de ensino do sul do Brasil.
Delineamento: estudo transversal.
Desfecho: barreiras percebidas à prática de atividade física pelo instrumento de Santos et al. (2009) validade e desenvolvido para adolescentes. O desfecho foi operacionaliza em número de barreiras.
Processo amostral: não houve, pois o estudo foi constituído por todos os escolares do ensino médio de um instituto federal. Delineamento transversal. Utilizou-se questionário autoaplicável para investigar as barreiras à prática de AF na faixa etária de 14-20 anos. Foi realizado Teste Exato de Fisher, para investigar diferenças entre a percepção de barreiras e as variáveis independentes, e Regressão de Poisson tendo como desfecho o número de barreiras percebidas.
Resultados: Participaram do estudo 508 estudantes, com idade média de 17,3 anos (DP=1,3), 51,2% meninos. As barreiras à prática de AF mais prevalentes foram: ter muitas tarefas (62,9%); preferir fazer outras coisas (60,4%); falta de tempo (59,3%) e preguiça (50,6%). Pertencer ao grupo feminino, ao tercil mais pobre do índice de bens e ao último ano do ensino médio (EM) aumentou a probabilidade de relato de barreiras à prática de AF. Contudo, gostar das aulas de educação física (EF) diminuiu a probabilidade de relato de barreiras.
Conclusões: os achados direcionam para ações no grupo feminino, estudantes do último ano do EM e a grupos mais pobres.

TEXTO COMPLETO