Introduction

THE GRADUATE PROGRAM

 

The Graduate Program in Public Health at the Federal University of Rio Grande, Master’s Degree, aims to qualify human resources by training professionals in Public Health to the following purposes:

 

1) Identifying problems that affect the health and well-being of populations;

2) Carrying out original and innovative research projects that allow the advance of scientific knowledge;

3) Defining, establishing and managing public programs and policies that promote scientific development in the field of public health, and that contribute to a better quality of life for the populations.

 

AREA OF CONCENTRATION

- Epidemiology

LINES OF RESEARCH

- Evaluation of health services and programs

- Behavior and health of adults and the elderly

- Maternal, child and adolescent health

DISSERTAÇÃO - MARIANE PERGHER SOARES

Saúde bucal e qualidade de vida de idosos residentes em área rural no sul do Brasil

Autor: Mariane Pergher Soares
Currículo Lattes

RESUMO:

Objetivo: Analisar a influência da saúde bucal na qualidade de vida de idosos residentes na área rural do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, bem como os fatores associados.
População-alvo: Indivíduos com 60 anos ou mais de idade residentes na zona rural do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul.
Delineamento: Estudo transversal, de base populacional.
Desfecho: Prevalência de impacto da saúde bucal na qualidade de vida.
Processo amostral: Foram entrevistados 1029 idosos, correspondentes a 83,7% dos idosos residentes na zona rural Rio Grande, RS. Destes 1029, foram encontrados e entrevistados novamente 863 idosos, dos quais 809 responderam o instrumento Oral Health Impact Profile-14.
Análise estatística: A análise das variáveis foi composta por três etapas: descritiva para as características da amostra e para a prevalência do impacto de saúde bucal na qualidade de vida de acordo com as variáveis independentes; bivariada, para a diferença da prevalência de acordo com os fatores associados; multivariada, para o ajuste do desfecho prevalência de impacto negativo com fatores associados conforme modelo hierárquico de análise.
Resultados: A prevalência do impacto da saúde bucal na qualidade de vida foi de 20,15%. A prevalência foi maior nos idosos que relataram ter tido diagnóstico de depressão, que consultaram com dentista no último ano e que estavam na faixa etária entre 60 e 69 anos. Outros fatores estudados não mostraram associação estatisticamente significativa.
Conclusão: A saúde bucal apresenta influência na qualidade de vida dos idosos, sendo importante a consideração dos aspectos biopsicossociais no planejamento de políticas públicas e serviços voltados a este público. Recomenda-se também a ampliação da cobertura de ações preventivas.

TEXTO COMPLETO