Dissertação - Jeane Da Costa Dutra

PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO EM TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO EXTREMO SUL DO BRASIL

Autor:  JEANE DA COSTA DUTRA (Currículo Lattes)

Resumo

Objetivo: Descrever a prevalência de depressão e seus fatores associados em TécnicosAdministrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Rio Grande – RS, Brasil. População alvo: Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – RS, Brasil. Delineamento: Estudo transversal de base populacional. Desfecho: Depressão (sintomas de episódio depressivo maior), rastreado através do instrumento Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Processo amostral: A amostragem foi feita de forma estratificada por unidades acadêmicas e administrativas da universidade. O cálculo de tamanho de amostra estimou um N de 307 participantes. Análise: A análise dos dados foi realizada no software Stata® 14.0. Foi adotado o nível de significância de 5%. Um modelo hierárquico de análise foi utilizado para o controle de fatores de confusão. Após análise descritiva, foi realizada análise multivariada com regressão de Poisson, considerando um p<0,20 para as variáveis permanecerem no modelo, através do método backward. Resultados: O estudo contou com 340 participantes. A prevalência de depressão foi 37,1%. O risco de apresentar sintomas depressivos foi maior em pessoas do sexo feminino (RP = 1,52; IC95% 1,11 - 2,08), fumantes (RP = 1,62; IC95% 1,11 – 2,35) e com estresse alto no trabalho (RP = 1,50; IC95% 1,04 – 2,17). Maior categoria de idade (RP = 0,37; IC95% 0,20 – 0,67) e ter uma crença religiosa (RP = 0,71; IC95% 0,54 – 0,92) foram considerados fatores de proteção. Conclusão: Estes achados corroboram com a tendência mundial do impacto progressivo da depressão na vida das pessoas, incluindo os prejuízos no trabalho, como baixo rendimento 8 e afastamento. É importante a continuidade de estudos nessa população, pois esse tipo de estudo é escasso no país. Descritores: depressão; trabalhadores; setor públicos; saúde mental; estudo transversal

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