Dissertação - Cleonice Santos do Amaral Bilharva

  • INTERVENÇÕES MOTIVACIONAIS VOLTADAS AO AUMENTO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

     

     

    Resumo

     

    Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura a respeito das intervenções motivacionais voltadas ao aumento da prática de atividade física em adolescentes. População alvo: Adolescentes Delineamento: O estudo trata-se de uma revisão sistemática sem meta-análise das intervenções motivacionais. Foram utilizadas as bases de dados: PubMed, EMBASE, Web Of Science, PsycInfo e LILACs, artigos publicados até julho de 2022. Essa revisão sistemática seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses (PRISMA). A estratégia PICOS foi usada para a inclusão dos estudos. (P) População: adolescentes; (I) Intervenção: Motivação Metas Aspirações, mudança de comportamento, intervenção terapêutica; (C) Comparação: sem intervenção; (D) Desfechos: atividade física e exercicio; (S) Delineamento: Ensaios clínicos, ensaios de campo e ensaios comunitários. Foram usados os seguintes critérios de inclusão: ensaios randomizados, estudos que objetivam verificar intervenções motivacionais para o início, aumento e/ou manutenção da prática de atividade física, estudos realizados com participantes na faixa etária de 12 a 17 anos completos e artigos completos escritos em português, espanhol ou inglês. Resultados: 19 estudos foram selecionados para compor esta revisão destes 7 deles indicaram aumento da atividade física. Quanto ao ano de publicação variou de 2002 a 2021 e a maioria dos estudos foi conduzido nos Estados Unidos, o tamanho de amostra variou de 42 a 1800 participantes. A maioria dos estudos foram ensaios randomizados por cluster. A maioria das intervenções ocorreu no contexto escolar. Medidas objetivas de atividade física como acelerômetro e pedômetros foram utilizadas na maioria dos estudos Conclusão: Os modelos teóricos mais citados são a Teoria da Autodeterminação e a Teoria Social Cognitiva. A Teoria da Autodeterminação foi a das mais citada, 8 estudos. Alguns estudos identificaram modificações da prática de atividade física apenas em determinadas situações grupos que oferecem livre escolha, em aula de educação física e dentre o sexo feminino. Descritores: Adolescentes; Atividade Física; Motivação; Revisão sistemática.

     

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