Dissertação - Mara Regina Pombo Amaral

    • ESTRESSE NO TRABALHO E FATORES ASSOCIADOS EM TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

    Autor: Mara Regina Pombo Amaral (Currículo Lattes)

     

    Resumo

     

    RESUMO Objetivo e população-alvo: identificar a prevalência de Estresse no Trabalho e fatores associados em Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Delineamento: observacional transversal quantitativo. O presente estudo faz parte de um projeto maior, intitulado "SABES - Saúde e Bem-estar entre Servidores da FURG", realizado em 2018/19. Desfecho: Estresse no trabalho. A amostragem foi feita de forma estratificada por unidades acadêmicas e administrativas da universidade. O cálculo de tamanho de amostra estimou um N de 307 participantes, tendo se obtido um total de 320 participantes. Análise: Foi realizada análise univariada para descrever a amostra em termos de variáveis independentes e também para calcular a prevalência de estresse no trabalho. Para análise bivariada, foi utilizado teste Qui-quadrado para verificar associação entre o desfecho e as variáveis categóricas. Para análise dos fatores associados ao desfecho, foi utilizada Regressão de Poisson com ajuste robusto da variância, estimando as razões de prevalência brutas e ajustadas. Resultados: a prevalência do Estresse no Trabalho foi de 29,1%. A análise mostrou que participantes com a cor da pele não branca, com maior renda, com mais tempo de trabalho na universidade (10 anos ou mais) e que relataram sofrer assédio moral no trabalho tinham maior risco de apresentar Estresse no Trabalho. Conclusão: Ao traçar o perfil de técnicos administrativos em educação relacionando-o com o estresse ocupacional e os fatores associados, é possível identificar importantes informações laborais a fim de elucidar estratégias que contribuam para a melhoria das condições de trabalho impactando diretamente na qualidade de vida dos profissionais.

     

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