Publicações de 2015

  • Dissertação - Ewerton Luiz Porto Cousin Sobrinho

    EPIDEMIOLOGIA DAS CIRURGIAS TRAUMATO-ORTOPÉDICAS EM DOIS HOSPITAIS DO EXTREMO SUL DO BRASIL

    Autor: EWERTON LUIZ PORTO COUSIN SOBRINHO (Currículo Lattes)

    Resumo

    Embora exista uma vasta quantidade de artigos publicados sobre o perfil de pacientes com lesões do sistema músculo esquelético, estes estudos limitam-se a descrever apenas o perfil de algumas lesões específicas, de serviços de trauma ou atendimentos de emergência por causas externas. Ainda existe uma lacuna no que diz respeito a estudos em centros de referência em ortopedia e traumatologia e à utilização de serviços de reabilitação após a cirurgia. O objetivo deste estudo é descrever o perfil dos pacientes submetidos à cirurgias traumatológicas e ortopédicas nos hospitais, da cidade de Rio Grande (RS) e verificar a prevalência de utilização de serviço de fisioterapia após realização do procedimento cirúrgico. Será um estudo observacional de caráter transversal, será realizado um censo dos pacientes submetidos à cirurgia traumato-ortopédicas no ano 2014 nos hospitais da cidade do Rio Grande (Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., Hospital Santa Casa e Hospital de Cardiologia e Oncologia) e para avaliar a prevalência de utilização de serviços de fisioterapia será realizada uma entrevista por telefone para com uma amostra de 483 pacientes selecionados por amostragem sistemática. Os dados serão analisados através do pacote estatístico STATA 13, onde serão informadas as prevalências das variáveis categóricas: média, mediana, amplitude; e desvio padrão das variáveis numéricas. Para comparar o perfil dos pacientes entre os dois hospitais, será realizada o teste exato de Fisher para as variáveis categóricas e teste t ou teste não paramétrico de Wilcoxon para as variáveis contínuas. Palavras-chave: traumatologia; ortopedia; epidemiologia; serviço de reabilitação; fisioterapia.  

    TEXTO COMPLETO

  • Dissertação - Lauro Miranda Demenech

    O USO DE MACONHA ENTRE UNIVERSITÁRIOS DO EXTREMO SUL: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS

    Autor: Lauro Miranda Demenech (Currículo Lattes)

    Resumo

    A proposta deste estudo surgiu em abril de 2014, pelo interesse em investigar o consumo de substâncias psicoativas entre estudantes do ensino superior. O objetivo é medir a prevalência do uso de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes universitários e identificar fatores de risco associados. O estudo tem delineamento transversal, com amostra representativa de estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizada em Rio Grande/RS. Esta pesquisa faz parte de um consórcio de pesquisa entre oito mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública desta mesma universidade. O uso de droga e as variáveis independentes serão avaliados através de questionário autoaplicável, que será administrado no mês de abril de 2015. Os dados serão analisados através do pacote estatístico STATA versão 13.1. Desta forma, serão realizadas as seguintes análises: univariada, para descrever as prevalências do uso de drogas; bivariada, para avaliar a associação entre o uso de substâncias e as variáveis independentes; e multivariada, através da Regressão Logística, com a finalidade de propor um modelo explicativo para o uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas. Os resultados serão divulgados através de um artigo científico a ser publicado, matéria para o jornal local, programa de televisão ou rádio, boletim interno da FURG e apresentação em seminários locais e congressos. Palavras-chave: Álcool. Tabaco. Drogas Ilícitas. Universitários. Jovens Adultos. 

    TEXTO COMPLETO

  • Dissertação - Rodrigo Jacobi Terlan

    PREVALÊNCIA DE NÃO REALIZAÇÃO DE CITOPALÓGICO DE COLO DE ÚTERO ENTRE GESTANTES NO MINICIPIO DE RIO GRANDE - RS

    Autor: RODRIGO JACOBI TERLAN (Currículo Lattes)

    Resumo

    O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A detecção precoce desta neoplasia através do exame de Papanicolaou representa uma estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde desde 1988 às mulheres de 25 a 60 anos. A cobertura do exame em nível nacional e local tem mostrado tendência de melhora, porém a faixa etária dos principais estudos está fora do recomendado pelo Ministério da Saúde, além do foco não ser adequado. O acompanhamento das mulheres com exame de Papanicolaou alterado também carece de maiores estudos. O pré-natal é um período ímpar para ampliar a cobertura desse exame, porém é subutilizado para esse fim. O presente projeto tem como objetivo avaliar a não realização de citopatológico de colo uterino no período gestacional dentre as gestantes com nascimento em 2013 na cidade do Rio Grande, dentro da faixa etária recomendada, além de verificar os fatores associados a não realização do mesmo. Palavras-chave: Gestantes. Neoplasias do colo do útero. Teste de Papanicolaou. 

    TEXTO COMPLETO