Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública possui três linhas de pesquisa, nas quais os docentes desenvolvem seus projetos de pesquisa e disponibilizam vagas para orientação:

- Saúde materno infantil e do adolescente;

- Comportamento e saúde do adulto e do idoso;

- Avaliação de serviços e de programas de saúde.

A linha “Saúde Materno Infantil e do Adolescente” tem como objetivo estudar quatro grupos populacionais (crianças, adolescentes, mães e mulheres em idade fértil), focando os principais problemas que os acometem. A abordagem destas populações pode se dar em relação à identificação dos determinantes do seu estado de saúde, dos cuidados em saúde que lhes são oferecidos, bem como do acesso e utilização de serviços de saúde, da avaliação dos seus indicadores de morbimortalidade, entre outros. 

A linha “Comportamento e Saúde do Adulto e do Idoso” tem como objetivo produzir conhecimento inovador e cientificamente embasado na abordagem de problemas relacionados ao comportamento e ao processo saúde-doença que acomete a população adulta e idosa. Isto englobará aspectos relativos à sua interação e convívio social e a identificação de fatores associados ao seu bem-estar, o que inclui o estudo do seu padrão de morbimortalidade e de agravos à sua saúde.

A linha “Avaliação de Serviços e Programas em Saúde” tem como objetivo avaliar programas de saúde em desenvolvimento ou recém-concluídos. Estes resultados possibilitam aperfeiçoar a tomada de decisões com vistas a melhorar a efetividade e a eficiência dos programas. A ideia é avaliar metas e objetivos estabelecidos pelos próprios programas e projetos, focando em possíveis resultados e impactos.